
Jorge Mário da Silva é talvez dos artistas brasileiros mais internacionais no momento. Muito disso deve-se, não à música, mas ao cinema. Foi Mané Galinha, em Cidade de Deus, o pacato habitante da favela que se revolta contra Zé Pequeno (ou Piqueno como preferirem ahah). Fez também a banda sonora do filme The Life Aquatic with Steve Zissou com Bill Murray e Owen Wilson (para ti Diogo, whatever Dude!), só com covers do camaleónico David Bowie (torrent aqui). Mais uma vez, revelando a minha ignorância, não o ouvi, pois o original merece ser ouvido primeiro. Um dia assim o farei.
Posso sim falar do seu terceiro álbum, Cru (torrent aqui), lançado já no longínquo ano de 2004. Começa excelente, com três das minhas músicas preferidas de Seu Jorge: "Tive Razão", o hit deste trabalho; "Mania de Peitão", a animada sátira ao uso de maminhas de silicone; e "Chatterton", cover de Serge Gainsbourg, onde um "puta qui pariu" nunca me suou tão bem! E assim continua, com umas músicas mais calmas, umas mais animadas à boa maneira brasileira, mas sempre com a alfinetada político-social. Para quem gosta das sonoridades brasileiras, este álbum é perfeito, com músicas excelentes, como as que acima disse, "São Gonça" e "Eu Sou Favela". Tem também uma cover da música "Don't" do rei do Rock, Elvis Presley.

Outro projecto interessante, foi o DVD que Seu Jorge lançou com a cantora Ana Carolina, chamado "Ana & Jorge: Ao Vivo" (torrent aqui). Tem músicas de trabalhos anteriores de ambos os músicos, bem como covers e arranjos de outras músicas. Muitas das músicas presentes neste DVD foram banda sonora do meu Verão passado, tais como "Carolina", a música mais conhecida do músico, "Mais Que Isso", uma música de Ana Carolina com Chico César, que tem uma parte final a cappela BRUTAL e "Garganta", uma interpretação extremamente sexy pela Ana Carolina. Tem também uma versão do Damien Rice da música "The Blower's Daughter". É muito porreiro, recomendo também para os que gostam destas coisas!
A música de hoje é, no entanto, a que esteve no repeat do meu iPod vezes e vezes sem conta. Uma versão mais bossa-nova de uma canção samba de Leci Brandão, "Zé Do Caroço" é mel nos meus ouvidos, uma música que tenho a certeza me vai acompanhar até ao resto da vida. Esta é para os lacobrigenses e para o Quim, que com a sua interpretação no Youtube desta música, me fez apaixonar pela música do Seu Jorge.
Ah, ia-me esquecendo. Quem gosta de cinema e do Tarantino veja esta curta do Selton Melo (actor brasileiro) e do Seu Jorge sobre as teorias do Tarantino. Está muito fixe. Hoje levaram com muitos links só para mostrar que sei html e para não me virem com desculpas que não encontram os CD's, oiçam e calam-se!
Hoje fui também fazer comprinhas ao colombo, saí de lá com: Pearl Jam - Ten, The Killers - Day & Age, Vampire Weekend - Vampire Weekend, Arcade Fire - Neon Bible e Coldplay - Viva La Vida! Por isso hoje estou feliz! :D FELIZ NATAL, fellow Boutiquers!
Ah bom artigo! Adoro música brasileira :) Não acompanhei muito o Seu Jorge, mas vou dar uma ouvida mais atenta ;)
ResponderEliminarBom post Seu Jorge grande músico e talvez actor , tou agora a acompanhar o teu blog, e a sério está muito bom, tens aqui informações fantásticas.
ResponderEliminarMuito bom mesmo.
André BSF
Este post merece um comentário,é bem quim!!
ResponderEliminarps: também canta a tive razão muito bem.