sábado, 4 de dezembro de 2010

An Introduction to... Elliott Smith



Querido blog,
penso que foi em 2004 que fui pela primeira vez apresentado à musica do Elliott Smith. O meu amigo Bruno tinha comprado uma guitarra acústica e passava os dias no quarto, a tocar e a ver videos de tudo quanto era singers/songwriters com guitarras acusticas, e virtuosos da guitarra acústica. Numa das minhas idas a casa dele, ele apresentou-me o Elliott Smith, a música era "Angeles", ele disse-me "Este gajo toca bué, olha para estes acordes que eu nunca vi, e este fingerpicking" (bla,bla, ly Mourinha), e eu "epá, ya toca bue, mas canta um bocado baixinho", e depois ele disse-me "Ele tinha bué problemas, acho que se matou." e foi aí que tudo mudou, em 2004 tinha 14 anos e uma das minhas bandas preferidas na altura era Nirvana, ainda é, e é claro que todos nós sabemos que as rockstars valem mais mortas que vivas. Claro que quando o Bruno me disse isto eu tive de ir logo pesquisar, sobre Elliott Smith, as primeiras coisas que vi foi na banda sonora do filme Good Will Hunting, a música que ganhou o oscar "Miss Misery", e uma das minha músicas preferidas de sempre "Between the bars". Nessa altura eu estava mesmo dentro do rock dos Nirvana, Ramones, White Stripes, Stooges, Guns n' Roses, essas coisas que nos fazem rebeldes nos nossos 14 anos, no entanto já tinha começado a ouvir songwriters como Jeff Buckley, Bob Dylan, mas nenhum teve o impacto a longo prazo que ainda hoje tem como Elliott Smith. Elliott Smith para mim é o singer-songwriter da minha geração, as músicas dele, transmitem-me a tristeza, alegria, misticismo, revolta, confusão, desespero que todos os adolescentes e pós-adolescentes exploram, e tudo isto é feito sem gritos e distorções, mas com guitarras acusticas, semi-acusticas, reverbs, acapellas e arrajos lo-fi dignos dos beatles (:x). Nunca li muito sobre quem foi Elliott Smith, a pessoa, o artista, mas sempre simpatizei com as suas letras, a sua imagem, o seu DIY. E agora vou mandar um tiro no escuro, eu tenho a ideia que Elliott Smith é aquele tipo que aguenta a vida com um sorriso, apatico na cara, e aceita tudo o que experiencia, com a mesma intensidade, e indiferença, mas consegue transportar para fora dele com muito mais intensidade nas suas músicas. Enfim devaneios a parte, já perceberam que ele é um dos meus artistas preferidos, e para vossa sorte a Editora Kill Rock Stars, mandou em Novembro para as lojas uma compilação, que é uma espécie de introdução à bonita música de, e chama-se Elliott Smith - An Introduction to... A música que partilho aqui, é actualmente a minha música preferida neste momento de Elliott Smith, chama-se Happiness, e pertence ao album Figure 8. Destaque para o arranjo desta música, e todas as vozes que Elliott gravou para o mesmo.
Isto é bom para ouvir no Inverno aviso já.
Bom fim de semana migos.
Elliott Smith - Happiness by Diogo Crostas

2 comentários:

  1. nao conhecia! mas gostei :) obrigado migo

    ResponderEliminar
  2. xiii as coisas que tu te lembras. Belos tempos. Elliott Smith é Deus e é bom partilhar estas coisas :D Fazes falta neste bairro :(

    ResponderEliminar