domingo, 12 de dezembro de 2010

Sleater-Kinney - Dig Me Out

Querido blog,
hoje trago-te lésbicas e bissexuais (lol músicos). Ok, eu não devia ter dito isto, isto é um blog de música, não de gossip, mas olha é o que vende. Também não é só lésbicas e bissexuais, as Sleater-Kinney são um power trio de ROCK, composto por três raparigas. Carrie Brownstein, Corin Tucker e Janet Weiss, compõem esta mega banda de rock. Sim isto é rock, energético, feito por mulheres, e embora eu tenha começado este post da pior maneira, devo-vos desde já dizer que não tenho nada contra a homosexualidade e têm o meu voto (all we need is love), no entanto também tenho de dizer que nunca fui com bandas de raparigas. Pois é, sempre associei as bandas de rock de raparigas, ás riot grrrl, ao feminismo, Bikini Kill, e não sei quê, não tenho nada contra o feminismo, mas quando toca a música, não são as notas que interessam? e as vezes esqueciam-se disso, se querem ter uma banda façam-no como as Sleater-Kinney, elas encaram o lesbianismo, a guerra dos sexos, tudo da maneira mais normal, e fazem MÚSICA ROCK, melhor que uma data de homens que andam praí, e embora nas suas letras contenham, principalmente nos primeiros albuns, elementos politicos e do feminismo, elas não se apoiam nisso pa fazer a sua imagem, porque estas gajas sabem mesmo tocar ! Politicas a parte, Dig Me Out foi o primeiro album que ouvi destas patroas, e até agora é o meu preferido, embora todos os albuns destas senhoras sejam obras primas do rock alternativo.
Dig Me Out saíu em 1997, e é rock do principio ao fim (já repararam quantas vezes usei a palavra rock neste post? que rockeiro) desde o primeiro riff brilhante de Dig Me Out que me faz lembrar Wipers, até á epicidade de Jenny ( linda )
passando pelo power-pop de Turn it On, a Pop/Rock de Things You Say, Buy Her Candy a lembrar bandas como Husker Du, Pavement, Guided By Voices.
Este album vai buscar muitas influências ao punk, classic rock e indie rock, mas sempre com uma voz feminina cheia de energia, e muito bem colocada. Devo dizer que também o que me atrai nesta banda é as distorções das guitarras! Pois é as Sleater-Kinney não têm baixista, ao invés disso elas metem as guitarras um tom a baixo e uma guitarra faz o papel de baixo, o que na minha opinião é LINDO, e adiciona grande energia ás músicas, tirando o facto das duas vozes marcadamente femininas, cheias de pica ! A música que vou partilhar aqui com vocês é um verdadeiro hino á música chama-se Words and Guitar, e o riff é viciante, o jogo de vozes de Carrie Brownstein e Corin Tucker é genial.
Se gostarem da música aconselho-vos a ouvir o album, embora eu tenha falado deste album por ser o meu preferido, as Sleater-Kinney têm albums bastante mais acessiveis para se começar, por isso provavelmente vão gostar mais á primeira óvista de The Woods, de 2005 ou o aclamado One Beat de 2001, ambos obras primas, mas menos rock (lol).
Enfim só tenho mais a dizer que esta é uma das bandas mais underrated de todas, porque estas raparigas são GÉNIAS.

Bom inicio de semana, obrigado por lerem !

Words and Guitar

Sleater-Kinney - Words And Guitar by Diogo Crostas

1 comentário:

  1. pois realmente nnc tinha ouvido falar nestas pxenguinhas mas a musica delas poe.me excitadao eheheh

    ResponderEliminar