sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

The Tallest Man On Earth - King Of Spain

As malas estão feitas: tendas prontas a montar, mochilas com necessaires apetrechados (temos que cheirar bem não é?) e muita comidinha enlatada! O cartaz foi visto na diagonal, mas que se lixe, já são 3 anos a saber que vai ser uma semana bem passada. Estou a sair de casa do Diogo, dias antes da partida e ele diz-me: "Espera, espera, olha este granda som que vai lá. Vou ver o concerto". Começa a entrar para os meus ouvidos, "You're Going Back" do Kristian Matsson, mais conhecido por The Tallest Man on Earth. "É fixe a música!", respondi eu, mas agora não é altura para parar, vamos despedir-nos de Lisboa!


Já nos montes verdejantes de Paredes de Coura 2010 são 18h30 e o passo acelera para ver os primeiros acordes do Tallest Man. Concerto com pouca gente, mas muitos espanhóis (graças à "King of Spain") dá perfeitamente para nos sentar-mos a contemplar um palco despido, sem amplificadores, apenas três capas de guitarras, um microfone e um banco. Kristian diz-se perdido num palco tão grande, mas nem por isso deixa de conquistar o público e dar um interessante concerto.
OK Diogo, tinhas razão, granda som mesmo. E tem uma presença simpática e modesta em palco, o que nos faz imediatamente criar uma empatia com qualquer som que saia da guitarra. Vamos lá então ouvir este gajo. Em 2008, já tinha feito a sua entrada neste mundinho tão querido por nós, Shallow Graves é o seu primeiro longa-duração. Uma bela entrada diga-se, com excelentes músicas, um cheirinho a folk de um... sueco (?) e uma inevitável comparação a Bob Dylan. Calma, calma, o Bob Dylan é um intocável da música e o Tallest Man on Earth é um mero mortal. Mas a voz esganiçada, o uso de vocábulos americanos do tempo dos cowboys (ai, ui os cowboys) e a sonoridade folk fazem lembrar o Sr. Zimmerman. É uma mistura liricamente engraçada, o mundo escandinavo com as raízes do Uncle Sam, que o Tallest Man soube bem explorar. O segundo álbum - The Wild Hunt - é lançado em 2010 e a fasquia continua bem lá em cima, com o mesmo registo, mas sem nunca nos cansar-mos da sua voz característica e o seu uso do finger picking na guitarra. São dois trabalhos muito bons, que dão muita qualidade à (pequena) carreira de Kristian, recomendados aqui pelo que vos escreve!


A música de hoje foi banda sonora do meu Verão inteiro, repetida vezes e vezes no meu iPod (riquinho) e computador. Apesar de ter como inspiração o nosso vizinho (rival) a Espanha, é uma música porreira e facilmente audível, que ilustra bem muitas das características que falei. Chama-se King of Spain, deliciem-se com esta maravilha e atentem ao último grito do Tallest Man... um pormenor delicioso nos nossos ouvidos!

The Tallest Man On Earth - King of Spain by Diogo Martins

(Meninas, ele é bonitão, não é? :D)

2 comentários:

  1. Olha Diogo, ele não era para divulgar! Era para ser só meu!
    E só estou desiludida porque quando fui à Suécia não o encontrei

    Foi sem dúvida um concerto mágico

    I wanna be the queen of spain ^^

    ResponderEliminar
  2. É giro é ;)
    Adoro este gajo a cantar e tocar! Adoro mesmo! Comecei a ouvir relativamente à pouco tempo, mas fiquei logo encantada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar