quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Drake - Light Up

Já temos feito coisas de hip-hop, não temos? Oh espera... eu ainda não falei pormenorizadamente de nada. Parece que o Crostas é mais mauzão que eu. Ainda por cima é de Odivelas. Mas vou tentar a minha sorte: deixam um betinho de Entrecampos fazer uma review de hip-hop? Ainda por cima é uma coisa tão soft, nem sequer é americano, nem há big money, nem big cars. Vá, eu sei que deixam! Thank Me Later, quando acabarem de ler. Para os mais dentro deste mundo das rimas, já perceberam que vou falar do Drake.


Drake é um rapper canadiano, a jovem promessa do hip-hop mundial e um dos cabecilhas, a par de Nicki Minaj, Kid Kudi, Das Racist e Curren$y, da nova vaga de rappers americana. Apesar de ser um discípulo assumido do Lil' Wayne, é precisamente a versão contrária a este: cresceu enquanto judeu (com direito a Bar Mitzvah e tudo, shallom all the way), não se mete em confusões, nem drogas, não vai preso... Um gentleman portanto! E isso reflecte-se muito nas músicas do seu álbum de estreia Thank Me Later. As letras não são críticas corrosivas, não são ataques directos a nenhum rival das rimas, não são as já esgotadas alfinetadas na sociedade. Fala-se de relações (Rihanna incluída), saídas à noite com a Nicki Minaj, problemas que advêm da fama, gold diggers (não tão bem como o Kanye) e a situação do Hip-Hop no momento. Eu admito, torna-se um chorão quando vem com os problemas da fama. Acredito que ele consiga lidar com isso sem grande problema, por isso, menos choro pato.
Quanto aos beats, são do mais limpo que há. Não é aquele hip-hop mesmo dirty. Não digo que seja uma vantagem, mas nutre-se logo simpatia por um artista que nos venha, modestamente, mostrar o que tem a dizer com estes sons. Apesar disto tudo, a característica que me cativa mais no Drake, é a voz. Não é tão boa como a do Lil' Wayne, mas é igualmente inconfundível e peculiar. Deste álbum recomendo músicas como "Over", que tem um beat brutal, "The Resistance", "Up All Night", com a Nicki Minaj, "Miss Me" com o Lil' Wayne e a "Fireworks", com a Alicia Keys. No entanto, acho que todo ele merece uma audição. É fácil de encontrar, oiçam! Vou deixar-vos aqui a primeira música de hoje, "Light Up" do Thank Me Later. Belo som, que conta com a participação do Jay-Z e fala do mundo do Hip-Hop.



Como o hip-hop ainda tem, infelizmente, aquela conotação negativa pelos indies digo que artistas como Lykke Li, Santogold e a banda Peter John & Bjorn (estou a assobiar a Young Folks agora) participaram na mixtape do Drake, So Far Gone, que, já agora, é muito porreira e tem boas músicas, lançada em 2009. Só para não virem com tretas. Para os não-preconceituosos são inúmeros os monstros do rap e Rn'B a trabalhar com o Drake: Lil' Wayne, Eminem, Jay-Z, Kanye West, Alicia Keys, T.I., Nicki Minaj...
Vou meter-vos aqui uma música do Drake, que tem a participação do Eminem, Kanye West e Lil' Wanye. É uma música que serviu de banda sonora para o filme sobre a vida do jogador de basquetebol dos Miami Heat, LeBron James. O G4 todo reunido portanto! Enjoy Boutiquers!

Sem comentários:

Enviar um comentário