segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Phoenix - Armistice

Mal o mundo sabia, que em 1995, iria dar-se um dos maiores acontecimentos da música moderna. Não, não é o primeiro álbum dos Moonspell, nem o The Bends dos Radiohead. Também não falo do primeiro álbum dos Foo Fighters, após a separação dos Nirvana. O acontecimento de que falo, dá-se, estranhamente, na capital francesa, Paris. Nesse ano, um francês chamado Laurent Brancowitz, deixa uma tal banda, inspirada nos Beach Boys, chamada Darlin' que tinha como elementos Thomas Bangalter and Guy-Manuel de Homem-Christo. Sim, os dois génios que assinam as suas músicas enquanto Daft Punk. Ou seja, esta separação, deu origem à duo que nos trouxe Around The World, One More Time e Harder, Better, Faster, Stronger. Imaginam o mundo sem estas músicas? Juro, o meu mundo era bem mais triste se eu não pudesse dançar ao som destas músicas. Mas para ainda dar mais importância a esta separação, está o facto de Laurent Brancowitz, se juntar à banda do seu irmão, os Phoenix.


Os Phoenix formam-se em Versailles (ai ui palácios), fazendo uma interessante entrada no mercado com o álbum United, de 2000. Tendo em conta o ano em que é lançado, o álbum parece ser porreiro, mas com os Phoenix ainda a procurar identidade. Em 2004, sai para as lojas Alphabetical, que faz-nos pensar que se calhar estes gajos não são assim tão bons... mas até nem são maus, no entanto, falta algo. O ano de 2006 traz aos Phoenix It's Never Been Like that, que é um álbum que se aproxima mais do que de melhor pode fazer a banda.
No entanto, eu estou aqui para falar do mais recente álbum Wolfgang Amadeus Pheonix. É, sem dúvida para mim, uma das melhores coisas feitas nestes últimos anos, obrigatório de ser ouvido. É um álbum pop, onde o vocalista Thomas Mars, revela a sua melhor fase. Uma voz que transmite simpatia e classe suficientes para nos convidar a dançar e ouvir vezes e vezes este álbum. O mote deste álbum é lançado logo no primeiro verso da primeira música, Lisztomania: "So sentimental, not sentimental, no! Romantic, not disgusting yet,". Sentimental, romântico, mas sem enjoar. É um álbum que encaixa bem nos meus gostos e que prova bem que em França não se vive só da electrónica dos Daft Punk, Justice e Air. Recomendo mesmo vivamente, tenho a certeza que muitos de vocês não se vão desiludir.


Para a música de hoje, hesitei muito. Por um lado podia pôr os singles Lisztomania e 1901, que são excelentes cartões de visita que vos iam deixar com vontade de mais. Mas, já ando um bocado farto de estar sempre a meter singles. Hoje vou meter uma das canções fortes de Wolfgang Amadeus Phoenix, Armistice. Oiçam também as outras, recomendo mesmo muito.



Ao pessoal que tem vindo cá sempre, obrigado e a sério, tentem dar sempre um comentáriozinho ;) é sempre bom receber feedback!

1 comentário:

  1. Só tenho um comentário a tecer em relação à música. Adorei! Tenho que confessar que vocês os 2 fazem-me sentir por vezes "burra" musicalmente...pois é, oiço muita música mas a maioria das bandas que postam aqui, não fazia ideia de quem são :/ Mas agora já fiquei com um cheirinho. Sem dúvida alguma que irei "comprar" os restantes álbuns dos Phoenix.
    Beijinhos

    ResponderEliminar