terça-feira, 31 de maio de 2011

Beastie Boys - Make Some Noise

O outro Diogo é um merdas: agora só quer é skate e black metal. Por isso, quando eu for rico à pala disto vou receber mais. Mas enquanto ele está a fazer uma introspecção criativa, vou escrever mais um artigo para ver se ganho ritmo nisto. É o que eu digo: o hip-hop tá na moda. E hoje vão levar com mais! Mas hoje, para felicidade dos puristas e da malta Old School, vou falar de algo clássico. Um grupo que começou a tocar hardcore e punk, um grupo caucasiano a cantar rap (hip-hop blasphemy!) sem pinta nenhuma de thug, nem ar de mauzão, mas essencialmente um grupo de 3 rapazes com uma mente criativa suficientemente talentosa para juntar mundos opostos e conquistar fãs de música mais pesada. Trio de (agora) quarentões mais pausado e engraçado de sempre. Hall of Famers do Rock, do Hip-Hop e da música em geral. E o mais importante de tudo, foi terem sido eles a dar o nome à Boutique! É com muito prazer que vos escrevo hoje sobre Ad-Rock, MCA e Mike D, os Beastie Boys.


Longe vai o ano em que estes meninos começaram a dar os primeiros passos na música, ainda o meu irmão de quase 32 anos não era nascido. A explosão do punk e do hardcore influenciaram estes três nova iorquinos a enverdar por esse estilo de música, chegando mesmo a gravar e comercializar material antes de se mudarem para o hip-hop. Em termos de sucesso comercial e qualidade musical não podia ter sido melhor escolha: o primeiro trabalho sério dos Beastie Boys é o aclamadíssimo Licensed to Ill de 1986, que tem verdadeiros clássicos da história da música como "(You Gotta) Fight for Your Right (To Party!)" ou "No Sleep 'Till Brooklyn", e conta com a participação do monstro da produção, Rick Rubin. Continuaram a fazer história na música com álbuns como Paul's Boutique de 1989 (oi? onde é que já ouvi isto?), que começou tendo pouco sucesso, mas com a crítica a elevá-lo ao estatuto de obra-prima (e ainda hoje é considerado o melhor trabalho deles), acaba por ter bastante sucesso comercial.
A aventura dos Beastie Boys prossegue com uns álbuns comparativamente mais fracos: Check Your Head (1992) e To The 5 Boroughs (2004), que me deu a conhecê-los, com a música "Ch-Check It Out", que, por ter esse significado para mim, vou metê-la em baixo; e consolida-se com outros álbuns fortes: Ill Communication (1994), que tem como estandarte um dos melhores videoclips da história da música, "Sabotage", e Hello Nasty (1998), que nos mostra outro videoclip brutal "Intergalactic", mas tudo isto sem tirar aquele toque Beastie Boys absolutamente característico, que nos faz ouvir a sua forma de rappar e dizer logo: "Isto é Beastie Boys!".

Beastie Boys - Ch-Check It Out
Tags: Beastie Boys - Ch-Check It Out


Apesar das várias adversidades como a idade já avançada deles e o cancro que atacou o MCA, continuam ainda hoje a sua longa carreira, e lançaram este ano o álbum Hot Sauce Committee: Part Two. Devo dizer que o meu entusiasmo era enorme, tendo em conta todo o mediatismo que teve, em que muito ajudou o video de 30 minutos que fizeram para apresentar o álbum, que conta com actores "pouco" conhecidos do público como: Seth Rogen, Elijah Wood, Will Farrell, Jack Black, Susan Sarandon, Orlando Bloom ou Kirsten Dunst. Deixo-vos aqui o link.
Sobre o álbum, tenho a dizer que no geral gosto bastante. Há participações do Nas e da Santigold, o que, para mim, não é propariamente uma vantagem, porque o flow dos Beastie Boys é único e complatamente diferente de tudo, o que faz com que estes 2, principalmente o Nas, pareçam um pouco distante da música. Tem músicas excelentes como "Nonstop Disco Powerpack", "Funky Donkey" ou "Long Burn The Fire". É um álbum que continua na senda do experimentalismo tão presente ao longo da carreira dos Beastie Boys. Há rock, há hip-hop e.. há Beastie Boys. O mundo já sentia falta deles. Vou deixar-vos aqui o single "Make Some Noise" que me viciou muito rapidamente e tem um video clip muito fixe.



Moral da história é: gostava de ser um Beastie Boy!

Sem comentários:

Enviar um comentário