domingo, 9 de janeiro de 2011
Fart Simpson Band
Querido blog,
Fart Simpson Band é uma banda PORTUGUESA, que começou nos anos 90 em Azeitão com os nomes Joca, Miguel e Paulo. Eu descobri isto por meio dum colega meu que é o Antonio, baterista de Julie and The Carjackers, banda onde Joca, (que pelo que percebo tem como instrumento a bateria desculpem a ignorância) é vocalista, guitarrista e compositor. Quem ainda não ouviu falar de Julie and The Carjackers, eles são uma das melhores coisas a acontecer na música "portuguesa" neste momento e esperem noticias deles muiito em breve. Mas um próximo post já está reservado para eles. Hoje vim falar dos Fart Simpson Band. Fart Simpson Band tocam rock alternativo, com influências, de Pixies, Sonic youth, Pavement, Breeders, Nirvana (90's) Stooges, entre outras. Eu citei estas bandas dos anos 90, muito também porque vi no myspace da banda. A verdade é que Fart Simpson Band é para mim uma banda original. Eu tenho uma opinião um bocado small minded em relação á musica portuguesa, a verdade é que a maior parte da música portuguesa que oiço, as bandas que estão na berra etcetera, parecem-me uma recriação qualquer de bandas que já existem fora do nosso país, o que me faz pensar que somos um bocado atrasados, desculpem, mas não acreditem em mim porque eu não sei nada. Esta conversa toda para vos dizer que Fart Simpson Band é portanto para mim uma banda não portuguesa no bom sentido da palavra, se eu tivesse acesso a Fart Simpson Band eu iria ouvir, simplesmente porque as músicas são muito bonitas, e não porque são os Weezer, ou os Pixies "portugueses". Letras irónicas, adolescentes, ás vezes non-sense, com personagens ficticios como a Mrs. Ochoa ou sobre brinquedos como a faixa Playmobil. Rock com grande sensibilidade pop, com vários elementos noisy, a bateria bem rock de Joca (?), a sua voz com o tom "everything sucks" um pouco apática (geração x), o uso de efeitos simples na voz, back vocals punk como na música "Motorway" fazem Fart Simpson Band, uma das bandas portuguesas mais interessantes de todos os tempos.(ya)
Não sei quantas destas músicas foram escritas na adolescência destes treês músicos, mas penso que foram regravadas agora, e o projecto não acabou. Se alguém envolvido no projecto por acaso ler este post lambe-botas (António) faço-vos um pedido enquanto fã e peço mais musicas e concertos !
Enfim, algumas das músicas estão AQUI.
Outras AQUI.
Eu vou-vos deixar com o power pop de "Shame" uma das minhas preferidas !
Vou deixar um clássico: Apoiem a musica portuguesa lole.
Ps : videos (y)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
és uma pessoa de culto, spanky! hihi anóninmo
ResponderEliminarEnternecido até aos gónadas com as belas palavras. Com votos de saúde, um grande abraço.
ResponderEliminarMiguel the Araújo
Venho aqui acusá-los de plágio. Eu, vocalista da Boner Simpson Orchestra venho acusá-los de plágio. Até nos nomes das músicas fomos copiados. Já tínhamos escrito o hino "Goodbye" e eles aparecem com o "So long". Apontámos para o mercado latino com o single "Verguenza" e eles "Shame". Shame? On you! Especialmente esse pulha do Miguel the Araújo.
ResponderEliminarFora isso são gajos catitas!