São 6h45 da manhã e vou aproveitar que não tenho sono, para escrever alguma coisa hoje. Não tenho escrito muito, testes e exames têm-me ocupado esse tempo. Sou um eterno preguiçoso, mas vou tentar compensar o excesso de vezes que cocei a micose para ver se faço umas quantas cadeiras. Mas centrando-me no tema música, venho aqui dizer que a luta dos festivais está animadita. Apesar de tudo, continuo a achar que o Super Bock Super Rock está a ganhar. No entanto, o Alive anunciou hoje outro nome que muito provavelmente me vai fazer largar 90 euros da carteira. Uma banda adorada e odiada, respeitada e criticada, original e "plagiadora"... Hoje em dia já não é muito cool para a malta jovem gostar deles, mas são uma das bandas da minha pré-adolescência e digo sem problemas que oiço Coldplay.
Todos conhecem Coldplay. Sempre tentei evitar falar de bandas que toda a gente conhece a sua história, porque não vale a pena estar a dar algo que encontram em qualquer sítio. Em qualquer lado vêem textos sobre os Coldplay. Em qualquer rádio já passaram todos os êxitos de cada álbum: desde a "Yellow" do Parachutes, à "Clocks" do A Rush of Blood to the Head, à "Fix You" do X&Y e à "Viva La Vida" do Viva La Vida. Em qualquer revista cor-de-rosa já apareceu um artigo do Chris Martin e da Gwyneth (escrevi bem à primeira :D) Paltrow. São alvos de muito ódio e muita crítica, mas quer as pessoas queiram ou não, são, nos dias de hoje, e apesar da relativamente curta discografia, das bandas mais influentes na cultura pop e vendem o seu produto a um ritmo enorme apesar da queda da indústria discográfica.
Comparam-nos com muita coisa, chamam-lhes imitadores de muita coisa e acusam-nos de plágio por muita coisa. Eu sei que gostar de Coldplay é o mesmo que ser gay (Virgem aos 40 e tal), mas continua a ser-me indiferente todas as críticas que lhes fazem. Acho que não é qualquer um que cria uma "Clocks" ou canta primorosamente uma "In My Place", mas mesmo assim não os considero nenhuns génios, nem acho que tenham quebrado qualquer tipo de barreira artística, mas todo aquele tom épico das músicas, a voz do Chris Martin (para mim nada irritante) e a guitarra minimalista, fazem dos Coldplay uma das bandas que mais ouvi na minha vida e os criadores de um dos álbuns da minha vida, o A Rush of Blood to the Head, por isso tenho de meter uma música desse álbum. Vai ser um single, não dos mais conhecidos, a "God Put a Smile Upon Your Face". O video tem a curiosidade de o actor principal também ter entrado no video dos Arctic Monkeys "Leave Before The Lights Come On". Desculpem a merda dos anúncios, mas o youtube não me deixava incorporar o vídeo no blog!
Hoje em dia talvez não os oiça tanto, os gostos vão mudando, os tempos vão passando e algumas coisas ficam na prateleira. Mas por vezes tiro-lhes o pó e recordo-as. Nada me põe mais bem disposto que uma "Clocks", o riff da "Trouble" salta-me ao ouvido e vejo-me logo a tocar num piano invisível, o final orgásmico da "Fix You" leva-me ao êxtase e podia estar aqui mais tempo a enumerar músicas que me ficaram na memória. Neste ano, vão lançar o seu quinto álbum e eu espero ansiosamente por mais hinos da cultura pop.
A música de hoje não vai ser um single. Não vai ser uma das já mais que badaladas músicas da banda, mas é para mim uma das músicas mais fortes dos Coldplay e uma das minhas preferidas. Um riff simples mas lindo, uma voz perfeita e um piano à la Coldplay. É para mim a "Hey Jude" (blasfémia) deles. Chama-se "Everything's Not Lost", é do Parachutes, e espero vivamente que a voltem a incluir na Tour deles para a poder ouvir ao vivo, como no video que vos meti!
Podia pôr aqui uma relíquia que era o Diogo a tocar a "Don't Panic", mas achei que ele ia ter vergonha eheh!
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Haters gonna hate mas.. who cares? Coldplay ftw!
ResponderEliminarTambém sairá muito dinheiro do meu bolso para ir vê-los mas é das coisas que eu já sei sem sombra de dúvida que vai compensar.
Adoro, sempre adorei e enquanto não forem uns completos anormais em escolhas políticas e etc, vou sempre adorar.
That's all.
Ai li agora o post e tou possuída..tipo fora de mim! Perdi o concerto deles no pavilhão há uns anos, penso que foi em 2003/4 (?), fiquei devastada! Opa ninguém me segura no alive! As pessoas adoram falar mal..mas vocês vão ver, vai estar arrebentar pelas costuras nesse dia!
ResponderEliminarEspero ansiosamente!!!!!!!!!!
Muito bem colocado, o que mais gosto de Coldplay é o saudosismo que ouvir suas músicas me dá, só lembranças, todas boas o que de fato causa melancolia por ser de pessoas que estão longe, enfim gosto demais e minha favorita dentre todas é Amsterdam.
ResponderEliminar