sábado, 19 de março de 2011

Toro Y Moi - Talamak

Isto não morreu pessoal! Tenho recebido alguns comentários do pessoal que vinha cá ver isto (obrigado Afonso, Marcos, Sónia e Anónimo-que-comentou-o-artigo-dos-Black-Flag) e isso deu-me pica para voltar a escrever aqui. Nós estamos só a fazer uma introspecção dos nossos pensamentos musicais para vos trazer mais artigos bonitinhos. Essa introspecção fez-me concluir 2 coisas: a primeira é que eu sou um granda hipster... isto é, tudo o que as publicações indie dizem que é bom, eu saco e depois de ouvir, filtro o que gosto e o que não gosto. A segunda é que ando numa de música calminha, mesmo para a tranquilidade. Estas duas coisas a juntar ao autêntico dia de verão que esteve hoje, onde eu comi um belo dum peixinho grelhado e apanhei um granda solinho, fizeram-me ir ouvir a nova coqueluche do chillwave (parece que é um estilo de música), o americano Chazwick Bundick, mais conhecido na música como Toro Y Moi.


Para já de realçar que sempre quis ver isto: um preto com olhos à chinês (combinação essa proveniente do facto de ter mãe filipina e pai negro). Depois deste devaneio, vamos ao que interessa. A carreira de Toro Y Moi nunca será grandiosa. Nunca encherá um Coliseu dos Recreios, nem nunca tocará em palcos principais de um Alive. Os concertos também não serão nada de transcendente e apoteótico, mas serão, no entanto, momentos de tranquilidade e relaxamento (isto partindo do princípio que as interpretações que ele faz das suas músicas sejam próximas das que foram feitas em estúdio). É música porreira quando se quer relaxar (ilegalmente ou não), estudar, apanhar aquele sol... Já me imagino em Paredes de Coura (que já agora, a demora em anunciar novidades está a ser irritante) às 6 da tarde, com sol ainda a bater e eu sentado na relva a ver, no relax, o concerto deste gajo. Não custa sonhar.
É um artista bastante recente, lançou-se na música à séria em 2010 (pois já tinha feito umas demos em 2007) com o álbum Causers of This. Tem músicas porreiras, recomendo-vos os singles "Blessa" e "Talamak" e a música "Low Shoulder". Depois de lançar este álbum, o Kanye West encarregou-se de fazer-lhe publicidade e elogiar o trabalho dele, o que fez explodir a popularidade de Toro Y Moi. Agora em Fevereiro deste ano, lançou Underneath the Pine e já tem muita da crítica rendida ao seu novo álbum. Recomendo músicas como "New Beat", "Go With You" e "Still Sound".
Esta é aquela parte em que eu me armo em expert: A sonoridade de Toro Y Moi vai buscar coisas da pop psicadélica dos Animal Collective, no entanto, com melodias um pouco menos complexas e mais directas, vai também buscar alguns elementos de hip-hop e a electrónica do movimento New Wave. No entanto, acho sinceramente que ele devia deixar-se pela produção das músicas, porque não acho que a voz dele tenha capacidade para fazer as coisas que ele faz nas músicas e ao mesmo tempo ser cativante.

Para concluir, é porreiro, ouve-se bem, mas não é nada do outro mundo. Tem potencial, mas há ainda alguns pormenores a rever, tal como a voz. Talvez um bom produtor resolva esse problema... Esperarei pelo próximo trabalho dele... Entranto vocês vão ficar com o chill deste campeão, a música de hoje chama-se Talamak e é tranquilidade em forma de música. Anyways, oiçam as que têm link que também são fixes! Enjoy!

2 comentários: